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Funções em Javascript podem ser declaradas com a sintaxe abaixo. Chame a função declarada passando os valores corretos para o Sphero pegar o tesouro na velocidade máxima, com a cauda acesa. Lembre-se: a chamada deve ficar após a declaração da função.


Exemplo da sintaxe de declaração de uma função Javascript:

 function nome (parametro1, parametro2) {
   código a ser executado
 }

Para uma função ser executada, ela precisa ser chamada. Exemplos:

 nome(1,'Maria'); // chama a função nome passando 1 no parametro1 e 'Maria' no parametro2.
 nome(2300,'João Carlos'); // chama a função nome passando 2300 no parametro1 e 'João Carlos' no parametro2.

Implemente a função quadrado. Ela não recebe parâmetros e faz o Sphero rolar em um quadrado com velocidade de 150, para não sair do tapete!


Comandos da API (Contrato que programadores devem cumprir para programar corretamente):

 sprk.setBackLed(value); // Acende ou apaga a luz da cauda do Sphero.
// parâmetro value é do tipo int. Obrigatório. Pode valer 0 (apaga) ou 255 (acende)


 sprk.color('name'); // Acende a luz principal do Sphero, na cor innformada.
// parâmetro name é do tipo string. Obrigatório. Pode conter o nome de uma cor em inglês (Ex.: 'red', 'blue', ...).


 sprk.roll(velocity,direction); // Rola o Sphero com a velocidade e sentido informados.
// parâmetro velocity é do tipo int. Obrigatório. Pode valer entre 0 e 255 Quanto maior o valor, maior a velocidade.
// parâmetro direction é do tipo int. Opcional. Pode valer entre 0 (default) e 360. Indica o ângulo do movimento em sentido anti-horário.

Desafio Intermediário: Implemente a função triangulo por completo (similar à função quadrado) e execute!

Obs.: a simulação é aproximada, apenas como referência.
Não reflete com exatidão os movimentos do robô real.

Desafio Avançado: Finalize dois comandos faltantes na função poligono. Ela recebe um parâmetro numeroLados e outro cor e então rola o Sphero por qualquer polígono, na cor desejada.


Dicas:

 y = 360 / x; // Este comando divide 360 pelo valor de x e coloca o resultado em y.
 y = Math.trunc(360 / x); // A função Math.trunc trunca o resultado da divisão.

// o laço "for" do Javascript repete "total" vezes os comandos envolvidos,
// incrementando 1 na variável "passo", a cada iteração do laço.
 for (var passo = 0; passo < total; passo++) {
  comandos aqui
 }

// use uma velocidade que evite colisão com as bordas, que prejudicam a trajetória.

  ()


X

Javascript

15cm =  10%