Organização de Projetos com Mais de 4 Equipes

Todas as propostas de projeto e práticas em grupo "mão na massa" do currículo da Mind Makers são pautadas em premissas importantes, a saber:

a. Limite máximo de 4 (quatro) equipes/grupos por tapete: desafios de robótica nos tapetes pedagógicos são concebidos de modo que cada equipe consiga realizar suas atividades em um dos quadrantes de quaisquer dos tapetes.

b. Cada equipe deve ter, no máximo, 5 (cinco) alunos membros: toda proposta de projeto é concebida para viabilizar uma divisão de responsabilidades entre quatro alunos membros de cada equipe, garantindo que nenhum aluno fique sem atividades. É razoavelmente fácil expandir este limite ideal para 5 (cinco) alunos, organizando o quinto aluno em par com algum dos colegas de equipe, nas atividades mais desafiadoras do projeto.

c. O tempo reservado nos planos de aula para apresentação das equipes é calculado para viabilizar uma apresentação curta e objetiva (estilo "pitch" com insight prático) de no máximo 4 (quatro) equipes.

Com base nestas restrições, como organizar a aula para estas atividades, quando a turma tem mais de 20 (vinte) alunos?

Para que toda equipe consiga realizar suas tarefas e nenhum aluno se sinta excluído das atividades, é importante seguir os seguintes passos, durante a preparação da aula:

1. Entenda como o sorteio das equipes define, para cada tamanho de turma, uma divisão ideal de equipes, que pondera todas as três restrições acima. O número de equipes definido no sorteio segue a seguinte regra:

Tamanho da Turma Número de Equipes
até 16 4 equipes
16 4 equipes=4,4,4,4
17 4 equipes=4,4,4,5
18 4 equipes=4,4,5,5
19 4 equipes=4,5,5,5
20 4 equipes=5,5,5,5
21 6 equipes=3,3,3,4,4,4
22 6 equipes=3,3,4,4,4,4
23 6 equipes=3,4,4,4,4,4
24 6 equipes=4,4,4,4,4,4
25 6 equipes=4,4,4,4,4,5
26 6 equipes=4,4,4,4,5,5
27 6 equipes=4,4,4,5,5,5
28 6 equipes=4,4,5,5,5,5
29 6 equipes=4,5,5,5,5,5
30 6 equipes=5,5,5,5,5,5
31 7 equipes=4,4,4,4,5,5,5
32 7 equipes=4,4,4,5,5,5,5
33 7 equipes=4,4,5,5,5,5,5
34 7 equipes=4,5,5,5,5,5,5
35 7 equipes=5,5,5,5,5,5,5
36 8 equipes=4,4,4,4,5,5,5,5
37 8 equipes=4,4,4,5,5,5,5,5
38 8 equipes=4,4,5,5,5,5,5,5
39 8 equipes=4,5,5,5,5,5,5,5
40 8 equipes=5,5,5,5,5,5,5,5
mais que 40 8 equipes=5,5,5,5,5,5,5,6*

2. Quando existem mais de quatro equipes, reserve e estenda 2 (dois) tapetes no chão da sala, lado a lado, e distribua as equipes pelos dois tapetes do modo mais balanceado possível. É possível clicar no link "Organização sugerida para práticas em tapetes de robótica" para obter uma sugestão, como abaixo:

Obs.: não se apegue de modo exato à sugestão, o importante é observar quantas equipes devem ser idealmente dispostas em cada tapete.

3. Reserve o número adequado de kits por equipe, conforme o número de equipes sorteado.

4. Em alguns projetos específicos, cada subgrupo alocado em um tapete faz disputas separadas. Nestes casos, orientações específicas são descritas nos planos de aula. Para a maioria dos projetos, o fato de estarem em tapetes separados não impede que ocorram disputas lúdicas entre todas as equipes.

Avaliação de Projetos com Mais de 4 Equipes

Quando estiver facilitando aulas de projetos com mais de quatro equipes, não deixe para avaliar os projetos somente ao final da aula, na atividade de "Apresentação das Equipes". Deixe a plataforma aberta, sem projetar para os alunos, e siga as orientações a seguir para avaliar cada equipe ao longo das atividades de desenvolvimento:

1. Clique no cartão do projeto em seu dashboard

2. Para cada quesito, observe e pontue a equipe, clicando a seguir em "Salvar".

Deste modo, quando chegar à atividade de apresentação, você somente precisará fazer arremates finais.

Apresentação de Equipes em Projetos com Mais de 4 Equipes

Com mais de quatro equipes, o tempo reservado para as apresentações curtas ("pitches") das equipes não permite que todas o façam sequencialmente. Será necessário paralelizar, de modo que as equipes de cada subgrupo alocado em tapetes diferentes apresentem paralelamente.

Em alguns casos específicos, onde o discurso dos alunos é relevante, as práticas sugeridas são tratadas especificamente em planos de aula.

Por fim, é sempre recomendado ter um auxiliar de facilitação em turmas grandes, de modo que seja possível dividir a observação entre os subgrupos, durante essas apresentações, melhorando a avaliação final - além, é claro, da ajuda importante que este auxiliar poderá prestar nas facilitações em si.

Votação dos alunos.

Para que a votação dos alunos seja a mais justa possível, subdivida as equipes em duas, e aloque os alunos que não irão apresentar no outro subgrupo (tapete) da turma. Ex.: em uma equipe de 5 alunos, considere manter 3 deles em seu subgrupo/tapete original, e deslocar 2 para assistirem a apresentação em paralelo, das equipes do outro subgrupo/tapete.

E oriente os alunos a somente votarem em uma das equipes que, efetivamente, assistiram apresentar.